Por Pammella Carvalho
Quem de nós nunca teve uma TPM? Um período pré menstruação que nos deixou "loucas", "acabadas"?! Acho que toda mulher passa por momentos assim. Mas será mesmo que temos que aceitar e conviver com esses sintomas mês após mês?
A medicina tem uma explicação para a tensão pré menstrual: a principal causa é a alteração hormonal feminina durante o período menstrual, que interfere no sistema nervoso central. Aí essas alterações podem causar, além de sintomas físicos, sintomas emocionais como depressão, vontade de chorar, irritabilidade, ansiedade, e a lista continua...
Ok. Você pode contentar-se com essa explicação e continuar vivendo automaticamente esse período do seu ciclo.
Mas deixa eu te contar uma coisa.
O feminino é muito mais que um corpo biológico. O ciclo menstrual da mulher diz muito a respeito da natureza instintiva do feminino, e se soubermos estar atentas, essa mulher selvagem fala (grita!) sobre como estamos lá dentro, na nossa alma.
Sabe o que acontece nesse período que antecede a mestruação? O que acontece na Tpm? É o período em que nossa natureza pede pra que nos tornemos mais introspectivas e mais voltadas para nós mesmas.
E tudo aquilo que estava ali guardado durante os outros períodos vêm a tona. A nossa sombra aparece. Como assim, sombra?
Sombra não é nada disso que você tá pensando (defeitos, parte ruim, má). Não, não. Sombra diz respeito aquilo que negamos em nós mesmas e "empuramos" lá pro inconsciente.
Aí na Tpm parece que uma lupa é colocada sobre todas essas coisas que negamos, omitimos, colocamos máscaras, fingimos.
O período pré-menstrual é o momento perfeito pra que a gente olhe pra o que estamos sentindo e percebamos o que não está como gostaríamos que estivesse, o que tem nos feito mal, nossas limitações, nossas relações e empreendimentos.
Mas aí, o que é que geralmente a gente diz: "não vou tomar nenhuma decisão durante a Tpm poque meus hormônios estão a flor da pele", "não vou me orientar por esses sentimentos sombrios que aparecem quando estou de Tpm".
E perdemos uma grande oportunidade de avaliar nossa vida e perceber como realmente estamos.
Da próxima vez que você estiver na Tpm, pare um pouco, volte-se para si, evite as opiniões dos outros, e se permita ouvir sua alma, seu feminino selvagem. Permita que o que precisa morrer, morra, com a simbologia da menstruação. Para que coisas novas, mais saudáveis e mais bonitas apareçam!
Créditos da imagem: https://www.suru.lt/the-mercy-seat/